No dia 28 de março último, quando o Pastor Cornélio foi homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, tive a alegria de levar-lhe um exemplar do livro “DAVID BRAINERD”. Foi lendo esse livro que Deus lhe deu a idéia de gravar a Bíblia, primeiro em fitas cassete, depois em CD e agora também em MP3, com o objetivo de espalhar a Palavra de Deus.
O livro é simplesmente a compilação do seu diário, feita por um grande pregador norte-americano, Jonathan Edwards, que seria o seu sogro, não tivesse ele morrido tão cedo. E contém alguns comentários.
David viveu pouco tempo – apenas vinte e nove anos. Foi missionário entre os índios peles vermelhas. Ele dedicou o pouco da sua vida a esses índios, amando-os com um amor singular. Sua saúde era frágil, pois sofria de tuberculose, doença da qual veio a falecer. Sua noiva, que cuidou dele nos últimos meses de vida, também faleceu da mesma doença algum tempo depois. Sua presença, onde quer que estivesse, trazia o temor de Deus ao ambiente.
Li, pouco tempo atrás, que nenhum outro missionário teve tanta influência na chamada de obreiros para o campo missionário como David Brainerd. Sua vida tem inspirado muitos para se dedicarem a Missões. Ele viveu uma vida muito difícil, com pouquíssimos recursos, muita enfermidade e jejum.
Essa influência dele é significativa, pois ele mesmo não escreveu livros, nem teve programas famosos de rádio ou televisão. Viveu entre índios, às vezes pregando tendo como intérprete um índio bêbado. Muitos deles se converteram. O que o fez conhecido foi apenas o seu diário, que mostra um jovem franzino, enfermo, que jejuava, que orava muito e dedicou sua vida a um povo.
Quando ficamos sabendo que a sua vida foi a que mais influenciou os missionários nos tempos modernos, ficamos imaginando como um homem que viveu apenas 29 (vinte e nove) anos pode exercer tanta influência.
Alexandre o Grande, quando morreu, ainda era jovem, e já tinha conquistado praticamente tudo. José, quando entrou no Egito, era ainda jovem, e foi como jovem que deu um grande testemunho de vida, de fidelidade a Deus. Samuel era ainda menino quando foi chamado por Deus e se tornou o grande profeta.
Nós também, não importa a idade, somos chamados a também deixar a nossa marca neste mundo. Uns marcam mais, outros menos, mas o importante é que cada um de nós viva para Deus de tal maneira que a nossa vida possa influenciar gerações – pessoas que virão depois de nós. Ou que influencie pelo menos aqueles que estão perto de nós e transforme suas vidas.
Pr. João Leão
No comments:
Post a Comment